Renault Symbioz ganhou vida e já exibe a condução autónoma
Foi um dos "concept cars" mais deslumbrantes do último salão de Frankfurt e, agora, a Renault tornou-o mesmo num protótipo funcional. Se o Symbioz Concept antecipava a visão da marca francesas de um veículo autónomo e totalmente conectado para daqui a algumas décadas, o Symbioz 2 já coloca muito desses sonhos em pleno funcionamento… mesmo que só para exibições pontuais. Porque nem a tecnologia está totalmente pronta para o "largar estrada fora", nem a legislação actual o permite.
O Symbioz 1 da Renault não só mostrava já o carro todo, como estava incluído num cenário propositadamente construído, uma casa de arquitectura moderna que parecia desenvolver-se em torno do automóvel. Agora, o Symbyoz 2 já pode… sair de casa! Não sendo bem uma evolução do primeiro "concept" é algo muito mais importante que isso, é a sua versão plenamente funcional, que consegue andar e ser guiado, estando-lhe reservado um aturado trabalho promocional, quer em exibições da marca, quer em encontros com os "media" especializados para demonstração das tecnologias embarcadas.
A Renault manteve a promessa feita no papel, quando da apresentação do primeiro Symbioz e equipou a sua versão rolante com dois motores eléctricos que totalizam, no seu pico máximo de potência, 680 cv e 660 Nm. No entanto, a sua utilização em condições normais deverá ficar-se pelos 490 cv e 550 Nm. De qualquer forma, nas experiências que irá proporcionar, aquelas potências não deverão ser exploradas, pois estes protótipos costumam guiar-se a velocidade moderadas: por serem peças únicas avaliadas em centenas de milhares de euros; e por a sua construção manual não ser perfeita a nível de qualidade e rigidez.
Esta grande berlina de ar acolhedor e confortável, pela utilização de materiais naturais e cores claras, dá ainda um sem número de informações sobre a viagem, desde o estado do trânsito, os postos de carregamento e ao estado do tempo no destino, 15 minutos antes da hora de chegada. Conta ainda com televisão e vários "tablets" para o entretenimento a bordo mas, acima de tudo, conta com a paz que oferece numa vigem autónoma em que o convívio tornará as deslocações mais curtas. E agora a Renault passou-o do papel para a realidade com o Symbyoz 2.